13 SITES SOBRE APRENDIZAGEM QUE VOCÊ DEVE CONHECER PRA ONTEM

Tempo de leitura: 8 minutos

Vou te mostrar o que existe de melhor na internet quando o assunto é aprendizagem relevante.

Eu sou um apaixonado por aprendizado, novas habilidades e aquisição de novos hábitos, e faço isso com o auxílio de excelentes opções de aprendizagem.

Aprendizagem através de formas diferenciadas do modelo tradicional de ensino brasileiro, que considero ultrapassado e extremamente ineficaz.

Selecionei opções de diversos segmentos, desde tecnologia (programação, administração de sistemas…), a marketing ( conteúdo, otimização de páginas, gerenciamento de equipe…).

Independente do que você deseja aprender, o mais certo é que deve existir objetivos e metas que você realmente esteja disposto a cumprir, caso contrário desistirá no meio do caminho.

Dito isso, parece lógico e logo fácil. Mas mudar comportamentos, ou seja, mudar hábitos que estão enraizados é algo bastante difícil, pois isso significa sair da nossa zona de conforto para territórios novos e pouco explorados por nós.

E muitas vezes, a insegurança surge e acabamos por deixar toda a motivação inicial para trás.

Uma forma que temos para não cair nessa armadilha, é aprender. Pela aprendizagem desvendamos os mistérios daquilo que é novo para nós e tornamo-lo pouco a pouco mais habitual.

Aprender é portanto um bom primeiro passo para conseguirmos começar a mudar os nossos comportamentos e a preguiça mental ao qual todos estamos sujeitos.

Acontece que muitas vezes associamos aprendizagem a um processo difícil, cansativo e que nos obriga a mudar radicalmente a nossa rotina.

Pois bem, neste artigo, vou te mostrar uma série de opções de aprendizagem online que contrariam toda esta noção, principalmente se for algo que você realmente tenha interesse.

Aprender pode, afinal, ser simples, prazeroso (se for algo que realmente gostamos), gratuito (em muitos casos) e feito no conforto da nossa casa, nos horários que mais nos convêm.

Mas recomendo criar uma cultura de realizar sempre nos mesmos horários uma determinada tarefa até o fim, no intuito de construir hábitos.

Abaixo encontra-se a minha lista com os 13 melhores sites de aprendizagem que conheço, alguns em português e outros em inglês.

A lista abaixo irá te mostrar as alternativas que já experimentei e recomendo:

1. Mairo Vergara

Um grande site com excelentes seções sobre aprendizado de inglês.

Com belo design e conteúdo de qualidade, não é à toa que cresceu tão rapidamente, e hoje é com certeza uma das referências nesse segmento.

O fundador Mairo Vergara é uma pessoa que você precisa seguir, sendo um dos nomes mais importantes quando se fala em aprendizado do idioma inglês no Brasil.

Existem artigos, vídeos e áudios para você obter um aprendizado de forma integral e escolher a forma que tem mais facilidade de absorver. Se ainda não sabe qual o seu estilo de aprendizado, clique aqui e conheça. 

O Mairo também é o idealizador da já consagrada Semana do Inglês, que é um evento 100% online com muita informação de qualidade e dicas para você começar de vez a falar o idioma mais importante no mundo.

E o melhor de tudo, você tem acesso a um mini curso pelo youtube para conhecer a metodologia de ensino que já alcançou milhares de pessoas pelo o Brasil.

2. Renato Alves

Renato Alves é campeão de memorização. Foi reconhecido oficialmente em 2006 como o homem com a melhor memória do Brasil no livro dos recordes, tendo se tornado o primeiro recordista brasileiro de memorização.

Atualmente, é o mais influente nome da área no país, com 18 anos de experiência, nos quais já capacitou mais de 300 mil pessoas, que aprenderam, em seus cursos e workshops, pelo Método Renato Alves, a ter um cérebro poderoso e a usá-lo para lembrar-se de tudo o que desejam.

Possui bastante conteúdo de alto valor em posts, áudios e vídeos, além de vários livros publicados.

 3. Khan Academy

A palavra que sempre utilizo para descrever a Khan Academy é SENSACIONAL!

O que começou com um homem dando aulas para sua prima, cresceu e se tornou uma organização sem fins lucrativos.

Contam com uma equipe diversificada que se reuniu para trabalhar em uma missão audaciosa: levar educação gratuita e de alta qualidade para todos, através da internet.

As pessoas que fazem parte deste projeto acreditam apaixonadamente que é possível inspirar o mundo a aprender. Um pequeno grupo de pessoas que fazem uma grande diferença no mundo.

A Khan Academy oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender uma diversidade de matérias (matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte, economia e muito mais) no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula, em mais de 30 idiomas, e isso tudo totalmente de graça.

4. Como Educar Seus Filhos

Excelente blog criado pelo o professor Carlos Nadalim com o intuito de ensinar aos pais como iniciar a alfabetização do seu filho através de pedagogias altamente eficazes e comprovadas.

Ele trabalha com técnicas fundamentadas em conceitos bem estruturados, comprovadas através de métodos utilizados e experimentados em crianças de vários localidades do nosso país.

Sempre com posts relevantes e com a possibilidade de se colocar em prática imediatamente os aprendizados por meio de recursos que estimulam áreas como: percepção, memorização, leitura, desenvolvimento de coordenação motora fina, e outras áreas essenciais no desenvolvimento de crianças em fase pré-escolar.

É uma excelente alternativa para os pais que querem iniciar a alfabetização dos filhotes na própria casa, o que faz uma enorme diferença, já que a criança está acostumada com o ambiente e com os pais, fatores que irão gerar confiança e acelerar a velocidade de assimilação dos conteúdos aprendidos.

5. Coursera

O Coursera é uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos on-line.

6. Lynda

Tem cursos em áreas mais técnicas e artísticas, como vídeo, fotografia, música, software e muitas outras atividades. São extremamente úteis para quem gosta de aprender e colocar a mão na massa simultaneamente.

7. Academic Earth

Tem como missão tornar o acesso à educação universal. Apresenta inúmeros cursos gratuitos, de algumas das melhores universidades do mundo. É um excelente complemento ao Coursera.

8. Udemy

Posiciona-se como um mercado online do ensino onde pessoas com algo para ensinar encontram-se com pessoas com algo para aprender. Conseguem com este método oferecer mais de 35.000 cursos online, sobre os mais diversos temas. Aqui encontra-se de tudo e nem sempre a qualidade é a melhor. Mas graças ao sistema de avaliação, é relativamente fácil fugir dos cursos que não são bons.

9. Codecademy

É um site para se aprender código de programação com duas particularidades: foi desenhado de raiz para tirar máximo partido dos suportes online e foi construído com os preciosos inputs de empresas como o Facebook, por exemplo.

10. Code

Também dedicado à programação, diferencia-se do codecademy por se dirigir às crianças. Como sabemos, a programação é (em alguns países) matéria fixa da grade obrigatória nos países desenvolvidos.

11. Youtube

Provavelmente você está habituado a olhar para o youtube como uma plataforma de entretenimento. Mas na verdade, encontra-se aqui de tudo, literalmente. Vídeos sobre como fazer, construir, dizer, preparar, melhorar… Pode ser um excelente ponto de partida para você começar a saber algo mais sobre um determinado tema.

12. Itunes U

Tem o inconveniente de não estar disponível em sistemas android, mas este app, que também pode ser acessado diretamente via itunes, oferece uma variedade bastante grande de conteúdos de aprendizagem, sendo que nem todos são gratuitos.

13. Duolingo

Duolingo é provavelmente o aplicativo mais utilizado para aprendizado de idiomas no mundo.

Possui vários módulos e trabalha o reading, writing, speaking e listening.

Também é possível ver um ranking dos usuários mais engajados. Isso particularmente para mim funciona como um fator motivacional para querer sempre ir além e bater os meus próprios recordes.

Existe uma certificação obtida através de um teste na versão paga do aplicativo e a ideia é que a mesma seja utilizada como comprovação de proficiência, como já acontece com as certificações já consolidadas: Toeic, Toefl, entre outras.

Não vou dizer que dá para se alcançar um nível muito alto com o aplicativo, mas para começar é excelente e muito bem feito.

Pronto! Com esta lista já tem por onde começar a aprender, para que você fique um passo mais próximo das mudanças desejadas.

Se conhece outras opções que já experimentou e gostou, deixe o link nos comentários. Afinal de contas, todas as oportunidades para aprender alguma coisa nova, são boas oportunidades.