CONHEÇA AS 7 MELHORES TÉCNICAS DE LEITURA DINÂMICA (GARANTIDO)

Tempo de leitura: 9 minutos

O número de leitores está aumentando consideravelmente e isso é muito bom, uma vez que ler é o melhor exercício para o cérebro, e a leitura dinâmica auxilia no processo de fortalecimento do cérebro e aumenta a capacidade de memorização, ampliando o desenvolvimento de novas habilidades.

Também existe aquele grupo que ainda está na escola ou na faculdade ou ainda na batalha por um emprego público; em geral, esses precisam mais que ninguém estudar bastante e assim, possuem vários livros que precisam ser lidos, às vezes até simultaneamente. Se você está em um desses grupos e tem dificuldades para ler rápido e aprender o que foi lido, a solução é a leitura dinâmica.

Leitura dinâmica faz parte de métodos que te ajudam a ler mais rápido e assimilar o conteúdo de forma que você consiga aprender de maneira ampla e em pouco tempo.

Nosso cérebro é um órgão plástico, ou seja, ele se adapta aos estímulos recebidos. Se você não tem o hábito de ler, por exemplo, vai ter dificuldades com as primeiras leituras.

Mas com o passar do tempo, você consegue ir moldando seu cérebro de modo que seu processo de aprendizagem vai aumentar consideravelmente.

A leitura dinâmica é exatamente para que você exercite sua mente, de maneira a aumentar a capacidade de absorver o que estudou, gastando menos tempo. Isso é muito útil para quem precisa estudar e não tem muito espaço na agenda diária.

Um leitor comum consegue ler de 150 a 400 palavras por minuto; já o leitor dinâmico vai absorver com facilidade de 900 a 1500 e isso sim, é ser ‘the flash’!

Para medir a velocidade da minha leitura eu utilizo os apps spritz e spreeder. Faça um teste agora, e outro teste após aprender e colocar em prática todas as 7 técnicas que serão mostradas aqui e veja a sua evolução de forma quase mágica.

A leitura dinâmica é três vezes mais eficiente que uma leitura normal.

Uma leitura dinâmica eficiente consiste em atuar com alguns passos, são eles:

  • Decodificação;
  • Compreensão;
  • Interpretação; e
  • Retenção.

A técnica da leitura dinâmica consiste exatamente em eliminar a etapa inicial que é a decodificação.

Um leitor comum gasta em média, 2 segundos e meio com a visualização; supondo que haja 1000 palavras em uma página, você usará 41 segundos somente para decodificar; eliminando essa fase, você diminui seu tempo de leitura, economizando várias horas; faça as contas.

Se você se interessou por essa novidade, aprenda aqui as 7 melhores técnicas de leitura dinâmica e se torne ‘the flash’ dos livros de forma mágica.

O primeiro passo para seu início no mundo da leitura dinâmica é ver qual seu ritmo de leitura.

Para isso, marque o tempo que você gasta lendo uma página de um livro que você já leu. Se nunca o fez, então escolha um de simples compreensão, mas de acordo com seu grau de entendimento. Anote sua marca e compare-a depois que estiver craque na leitura dinâmica.

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Memória Boa e receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO!

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Conheça agora as 7 melhores técnicas para uma leitura acelerada.

 1. METRÔNOMO

Este objeto foi construído por um mecânico com o objetivo de medir o andamento de uma música. Muito usado para controlar as batidas de um instrumento musical, também funciona bem para marcar o tempo de estudo.

Para a leitura dinâmica funciona como um contador de palavras. Para isso é indicado usar o metrônomo eletrônico onde uma luz de LED pisca junto com um som dentro de um espaço de tempo programado por você.

Cada piscada e bipe sonoro deve corresponder a uma palavra lida. Daí é só ir controlando o metrônomo para aumentar o ritmo das piscadas para que você acelere a leitura, tornando-a dinâmica.

Você pode comprar o medidor nas casas de instrumentos musicais; é simples de usar e feito da mesma maneira que é usado para a música. Para quem gosta de ler no computador já existem aplicativos online com esse recurso disponível. Você só precisa baixar o app e quando for ler as palavras, as luzes vão piscando uma a uma de acordo com a velocidade; você as lê conforme forem acendendo uma a uma.

Esse método vai te fazer acelerar a leitura cada vez mais, conforme for aumentando a velocidade programada do metrônomo.

 2. SCANNING – LEITURA ESPECÍFICA

Essa técnica ajuda o leitor a obter informação de um texto sem precisar lê-lo todo. É uma rápida visualização do texto, você lê apenas a informação contida naquele espaço. Você realiza essa leitura (scanning) movendo seus olhos para cima e para baixo e vice-versa, procurando as principais palavras, sentenças específicas, palavras-chave etc. Quando você está fazendo o scanning, preste atenção nas pontuações feitas pelo autor, como marcações com números, letras, asterisco etc. Procure por palavras sublinhadas, uma data de nascimento, um número de telefone em uma lista, uma palavra em um dicionário e assim por diante. Depois de fazer essa leitura, passe para a próxima etapa: O skimming.

[leia o artigo sobre Scanning clicando aqui]

 3. SKIMMING – LEITURA RÁPIDA

 Esse método foi criado para acelerar a leitura de um texto. Muito usado por quem está na luta para terminar seu mestrado ou doutorado.

O objetivo do skimming é conhecer o conteúdo geral do texto. O segredo é eliminar palavras secundárias, como se fizesse um resumo. Para isso você vai fazer uma visão geral da página, buscando a ideia principal na observação das palavras-chaves.

Para isso, é necessário treinar os olhos para que fiquem mais ágeis. Outra coisa importante é que você busque essas palavras fazendo uma leitura em ziguezague, ou seja, não pare nas palavras. Suba e desça a visão em diagonal.

E como a ideia é só conhecer o contexto geral, o método serve para você decidir se é importante ler todo o livro ou se não há necessidade, uma vez que já sabe qual é o assunto.

[leia o artigo sobre Skimming clicando aqui]

 4. META GUIDING

É um método até comum entre muitos leitores e feito mesmo inconscientemente. É quando você usa o dedo ou um objeto qualquer para ser guiado com o objetivo de não se perder na leitura. Isso ajuda a se manter focado e aumenta o ritmo da leitura.

5. SERIAL

Esse método é utilizado para leitura digital. Aumenta o processo de aprendizagem de quem precisa estudar por um computador. Através de um aplicativo chamado Spritz, as palavras piscam uma a uma para que você se guie na leitura mantendo o foco. A velocidade pode ser controlada e a cada nova página, você pode aumentar tornando a atividade mais ágil.

6. VOCALIZAÇÃO

Ler em voz alta é um hábito que muitos têm. O que você não sabia era que isso dificulta a leitura aumentando o tempo gasto e dificultando a aprendizagem. Ao olhar para cada palavra, evite repeti-la em voz alta, assimilando-a instantaneamente e passando logo para a próxima. Você pode colocar algo na boca como um chiclete ou mesmo um objeto para evitar abri-la para ler novamente.

7. MAPAS MENTAIS

Essa ideia é muito válida para quem tem dificuldade de concentração e não consegue aprender rápido. Muito utilizado para memorização e aprendizagem, os mapas mentais consistem na criação de um diagrama que ilustra conceitos ajudando a registrar as informações mais relevantes da leitura realizada.

[leia o artigo sobre mapas mentais clicando aqui]

Como você pode ver, são várias as técnicas para melhorar a leitura dinâmica e você pode escolher a que melhor se adeque às suas necessidades.

Seu tempo é precioso e é cada vez mais exigido que se aprenda rápido. Então, não perca mais tempo e comece agora a estudar com mais agilidade e confiança.

Aproveite também para ler todos aqueles livros empoeirados na prateleira que já estão “esperando” a um bom tempo por você.

Conheça nosso treinamento que irá acelerar sua velocidade de leitura em até 3x mais clicando no banner abaixo.

COMO EU FAÇO NA PRÁTICA:

Nada melhor do que poder aprender com qualidade, mas melhor ainda é poder aprender com qualidade e velocidade.

Por isso eu sempre que tenho a oportunidade utilizo um site fantástico que ajuda meus olhos a se tornarem muito rápidos na leitura de qualquer coisa.

Vamos lá.

1- Acesse o site www.spreeder.com;

2- Insira um texto dentro da caixa de diálogo, clique em Spreed e dê um play;

3- A leitura irá começar na velocidade padrão do site que é 300 palavras por minuto;

4- depois você poderá ir ajustando a velocidade em settings;

É um site fantástico para fortalecer a musculatura dos seus olhos e consequentemente te permitir ler com entendimento total e velocidade.

Posso afirmar que é viciante, principalmente para quem é competitivo e gosta de quebrar recordes igual a mim!


FERRAMENTAS DE LEITURA DINÂMICA

Spreeder (www.spreeder.com) – Site que irá elevar sua velocidade de leitura em pouco tempo.

Spritz (http://spritzinc.com/) – Site semelhante ao Spreeder, uma alternativa de excelente qualidade também.


Comente aqui abaixo qual foi a velocidade máxima de leitura que você conseguiu atingir e vamos ver se eu consigo te superar. Mas é preciso ler e ter o entendimento pleno.

Se esse artigo ajudou você, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.

Aproveite também para se inscrever em nossa lista de email e seja o primeiro a receber novos artigos como esse.

Basta colocar seu email abaixo e confirmá-lo depois!

Forte abraço e sucesso!