COMO SE LEMBRAR DE TUDO O QUE APRENDEU DE FORMA SIMPLES E RÁPIDA

Tempo de leitura: 9 minutos

Será que você tem uma boa memória, e consegue se lembrar de tudo o que aprendeu?

Se sua resposta for sim, saiba que você pode deixá-la ainda mais eficiente.

Se sua resposta for não, a boa notícia é que você pode resolver esse problema de uma vez por todas e se lembrar de tudo o que aprender para sempre!

Uma das grandes dificuldades de uma pessoa que está aprendendo um novo idioma é aumentar o seu vocabulário, uma vez que quanto mais palavras conhecer será mais fácil se expressar e mais fluente será.

Quando você aprende no mínimo as 2500 palavras mais faladas em um língua, é possível que já consiga expressar quase tudo que desejar.

Está achando assustador esse número?

Relaxa. Pois, você vai descobrir agora uma técnica que vai te ajudar a aprender para sempre, seja um idioma ou outras informações, de forma rápida e eficiente. Conheça agora o Sistema de Repetição Espaçada SRS e revolucione a sua maneira de aprender de forma fantástica.

Confira!

COMPREENDENDO O PROCESSO DE ESQUECIMENTO E MEMORIZAÇÃO

Já imaginou se todas as informações que seu cérebro capta nunca mais fossem esquecidas?

Por um lado seria ruim, mas por outro não. Afinal de contas, para recordar coisas boas até que vai, já para lembrar de situações ruins não é nada bom.

Porém, não é dessa forma que seu cérebro funciona. Você deve aprender a desenvolvê-lo da melhor maneira possível.

O cérebro não consegue diferenciar corretamente o que é uma informação descartável e o que é útil.

 A memória possui duas áreas, sendo elas:

  • Memória de curto prazo – é a parte do cérebro que armazena informações temporárias sobre alguns pensamentos do momento.
  • Memória de longo prazo – essa é capaz de guardar mais informações sobre as experiências que são vivenciadas ao longo dos anos.

Sendo assim, é você que deve ajudar seu cérebro a selecionar as informações temporárias para passá-las para a memória de longo prazo.

E porque será que normalmente uma informação nova é perdida em pouco tempo?

A resposta é: o seu cérebro armazena as informações por meio de conexões neurais. Essas têm a tendência de serem fracas e em pouco tempo são desfeitas.

É por isso que ocorre o esquecimento.

Então, como se lembrar de algo para nunca mais esquecer?

Simplesmente fazendo uma revisão periódica, pois quando realizada você está estimulando seu cérebro a guardar determinada informação sinalizando que ela é importante.

Dessa maneira o seu cérebro vai reaprendendo a informação e reforçando as conexões neurais fazendo com que elas fiquem mais fortes e consequentemente a informação é facilmente lembrada.

Muito interessante. Não é mesmo?

SISTEMA DE REPETIÇÃO ESPAÇADA – O SEGREDO PARA SE LEMBRAR DE FORMA EFICAZ

O Sistema de Repetição Espaçada, do inglês Spaced Repetition System (SRS), é uma técnica de memorização baseada na curva do esquecimento e no fato de que existe o momento adequado para revisar o que é aprendido.

Se você revisar algo muito cedo, pode perder tempo; se muito tarde, pode se esquecer do que aprendeu e ter que reaprender do zero.

O SRS é um método de aprendizagem que te permite memorizar qualquer informação de maneira eficiente. Ele também tem como objetivo minimizar o número de repetições necessárias para que seu cérebro possa reter uma informação relevante.

O melhor momento de revisar é justamente aquele em que você está prestes a esquecer a informação que aprendeu.

Por isso o Sistema de Repetição Espaçada agenda a revisão de algo para o momento em que as conexões neurais estão iniciando o processo de esquecimento.

Esse é o período perfeito para revisar uma informação de maneira otimizada reduzindo o número de repetições.

Sendo assim, não serão necessárias revisões de menos e nem de mais, elas estarão sendo feitas na medida certa por meio da técnica SRS.

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Memória Boa e receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO!

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE REPETIÇÃO ESPAÇADA

O primeiro passo para a memorização é a revisão.

Essa revisão deve ser feita de maneira espaçada em intervalos de tempo para que você tenha o contato necessário para memorizar determinadas informações.

Esses espaçamentos e intervalos de tempo irão depender do seu nível de dificuldade para gravar cada informação em particular.

Um sistema de repetição espaçada irá te fornecer as informações em flash cards (cartões) e em intervalos de tempo adequados para você.

Vamos exemplificar:

Supondo que você tenha algumas frases em francês as quais deseja memorizar.

Primeiramente você irá organizar o seu deck (conjunto de cartões) e os seus flash cards, acrescentando as informações da seguinte forma:

Na frente adiciona a frase, palavra, imagem ou pergunta e no verso a tradução.

Por exemplo:

  • Na frente – Je t’aime.
  • No verso – Eu te amo.

Você vai fazendo esse processo com vários cartões e quando estiver com um número razoável deles será preciso fazer as revisões.

A chave de tudo é que durante o processo de revisão, haverá alguns cartões que você irá lembrar com facilidade, outros nem tanto e alguns simplesmente não irá lembrar nada.

É aí que o sistema vai te entregar com maior frequência os cards que você teve mais dificuldade para lembrar e indicará o espaçamento de tempo que terá que ser feita a repetição da informação a fim de que ela se desloque para sua memória de longo prazo.

Sendo assim, o processo de memorização irá acontecer.

A MELHOR FERRAMENTA DE REPETIÇÃO ESPAÇADA: ANKI

Existem várias ferramentas de repetição espaçada que são muito utilizadas no mundo por grandes poliglotas, estudantes de idiomas e outras pessoas que precisam armazenar muitas informações.

O software de SRS mais utilizado no mundo é o Anki, devido sua flexibilidade. Com ele você pode criar seus próprios flash cards com áudio, vídeo, imagens e textos coloridos com muita facilidade.

Vantagens do SRS

  • Foco na concentração de itens difíceis de serem lembrados;
  • Otimização do tempo revisando informações;
  • Gerenciar uma quantidade grande de itens a serem revisados;
  • É uma forma de estudo ativo que fixa melhor na memória;
  • Devido sua mobilidade você pode estudar em qualquer lugar.

Vantagens excelentes, não é mesmo?

Portanto, você irá se lembre de tudo que aprender para sempre através do Sistema de Repetição Espaçada SRS.

Esse é um poderoso método que vai turbinar seus aprendizados de maneira mais rápida e eficaz, seja para aprender um idioma, aplicar em marketing, passar em um concurso público, etc.

Não há como negar que o SRS é capaz de enraizar em sua memória de longo prazo qualquer conteúdo a ser utilizado no momento que precisar.

Para aprender mais técnicas de alta eficácia e tornar sua memória verdadeiramente à prova de falhas conheça nosso treinamento clicanco no banner abaixo.

COMO EU FAÇO NA PRÁTICA:

Primeiro vá até o site do Anki para fazer o download do instalador neste link: http://ankisrs.net/, ou então baixe para seu smartphone android ou para iphone.

Após instalar você necessitará ter uma fonte confiável da onde poderá alimentar o Anki.

No meu caso utilizo o app principalmente para estudar inglês, o site que utilizo quase que exclusivamente para essa finalidade é o site do Mairo Vergara.

Na seção categorias você vai encontrar uma série de opções onde é possível extrair a frase em inglês e a tradução em português, perfeito para nosso objetivo.

Exemplo prático:

1- Na página que ensina sobre phrasal verbs eu escolho as frases:

My mother disagrees with my choice to become a teacher.
Minha mãe discorda da minha escolha de me tornar professora.

2- Vou acessar o anki Web (mas pode ser o aplicativo para celular tb):

3- Copio e colo as frases clicando em Add e após inserí-las, clico no botão salvar:

4- Você pode repetir o processo para inserir outras frases (quanto mais melhor). O app lhe pedirá para classificar sua dificuldade com cada frase e determinará o tempo para lhe enviar as notificações de estudo.

Assim que finalizar esse processo você já pode começar a estudar, ou então ir para o celular e sincronizar o app para que as frases inseridas possam ir para seu smartphone.

Acredite, você não tem noção de como o SRS utilizado pelo aplicativo é eficiente não apenas para aprendizado de idiomas, mas para qualquer coisa que você quiser aprender e não esquecer mais.

Faça os testes e comente aqui abaixo como você utilizou o Anki, ou como ele já foi útil pra você.


FERRAMENTAS

Anki (https://apps.ankiweb.net/) – Software de flash cards amplamente utilizado para memorização de médio e longo prazo. Disponível na internet e em aplicativos para android ou para iphone.


Se esse artigo ajudou você, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.

Aproveite também para se inscrever em nossa lista de email e seja o primeiro a receber novos artigos como esse.

Basta colocar seu email abaixo e confirmá-lo depois!

Forte abraço e sucesso!

 

  • Daniel Boff

    Muito bom esse post. Obrigado pelas informações! Por favor posta maaaiiiss kk

    • Walter Ferreira

      Opa, que bom que foi útil pra vc Daniel! Valeu!