SKIMMING E SCANNING: 2 SUPER TÉCNICAS DE LEITURA DINÂMICA!

Tempo de leitura: 4 minutos

Skimming e Scanning são expressões do inglês que significam ler superficialmente e ler rapidamente, respectivamente. Essas técnicas de leitura dinâmica podem ajudar o leitor a obter mais rapidamente a informação de um livro, jornal, revista, web site, não sendo necessário ler cada palavra contida em seu contexto.

Existem muitos tipos de leitura, esse é um mundo amplo diante de nós. Em quase todas as coisas que fazemos, deparamo-nos com a necessidade da leitura. Para cada tipo de leitura, temos diferentes maneiras de realizá-la.

Por exemplo, temos o jornal e a revista que têm, na maioria das vezes, objetivos diferentes para sua leitura. E os livros? Temos todo o tipo de leitura nos livros, e uma técnica para cada uma delas.

A técnica que você usará para realizar a leitura deverá ser escolhida de acordo com o objetivo que você possui. Por exemplo, se você está lendo algo para o trabalho, para a Universidade, para a escola ou por prazer, o que você espera desse livro? Quais são suas necessidades?

Você está lendo apenas para obter informação, para fazer algum exercício ou apenas por diversão? Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura.

Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming.

Uma boa compreensão de texto depende da capacidade do leitor de fazer interveniências, deduções, ligar as ideias e identificar as palavras no texto que mostram alguma ideia.

Ou seja, o leitor precisa ter um conhecimento de gramática e linguística para fazer a melhor leitura e ter uma compreensão geral das ideias expressas no texto.

Ler bem é um exercício que você pode praticar todos os dias!

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Memória Boa e receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO!

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

TÉCNICAS DE LEITURA DINÂMICA

SCANNING – LEITURA ESPECÍFICA

Essa técnica ajuda o leitor a obter informação de um texto sem precisar lê-lo todo. É uma rápida visualização do texto, você lê apenas a informação contida naquele espaço.

Você realiza essa leitura (scanning) movendo seus olhos para cima e para baixo e vice-versa, procurando as principais palavras, sentenças específicas, palavras-chave etc. Quando você está fazendo o scanning, preste atenção nas pontuações feitas pelo autor, como marcações com números, letras, asterisco etc.

Procure por palavras sublinhadas, palavras em negrito e itálico, bem como diferentes tamanhos de letras ou palavras. Esse processo é muito útil, como já mencionado, para quem deseja achar uma informação específica, como um nome, uma data de nascimento, um número de telefone em uma lista, uma palavra em um dicionário e assim por diante.

Depois de fazer essa leitura, passe para a próxima etapa: O skimming.

 

SKIMMING – LEITURA RÁPIDA

A leitura rápida (skimming) permite ao leitor identificar rapidamente a ideia principal do texto. Ela é mais abrangente do que a scanning, e o leitor precisa ter mais conhecimentos sobre a organização do texto, percepção do vocabulário e habilidades para inferir, decodificar, compreender e interpretar as ideias do texto.

O skimming é mais usado quando você tem várias coisas para ler e não tem muito tempo para isso. Com essa técnica, uma leitura é feita com três a quatro vezes mais velocidade do que em uma leitura normal.

Uma das funções dessa técnica é destacar aspectos do texto. Dessa parte em diante, a leitura pode ser um pouco mais complexa, pois você pode precisar de informações sobre uma pessoa ou um assunto.

Esse tipo de leitura requer atenção e cuidado para fazer as pontuações certas e não se perder no meio das ideias do texto e, assim, encontrar a informação errada.

Uma coisa importante a se fazer nessa leitura é encontrar o sujeito do texto (do contexto) e então encontrar o verbo e se há um objeto direto. Quando você identifica o sujeito, todas as coisas que se seguem se tornam mais fáceis de se entender. Isso faz com que você descubra a função principal do texto e não a idéia geral.

Você não precisa se preocupar com os detalhes do texto, apenas continue focado nas coisas principais que você precisa, as informações que está procurando, lendo o título e subtítulos, primeiros e últimos parágrafos para chegar ao seu objetivo final.

Lembre-se de que essas técnicas ajudam bastante quando você está lendo em inglês! Tenha uma ótima leitura!

Por Janaína Mourão
Graduada em Letras

MOURãO, Janaína Pereira. “Skimming x Scanning”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/ingles/skimming-x-scanning.htm>.

Se esse artigo ajudou você, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.

Aproveite também para se inscrever em nossa lista de email e seja o primeiro a receber novos artigos como esse.

Basta colocar seu email abaixo e confirmá-lo depois!